Powered By Blogger

domingo, 25 de março de 2012

Filme Jogos Vorazes


   Assisti ao Filme Jogos Vorazes Sábado dia 24/03. Bom! Antes de assistir o filme eu tive meus pré-conceitos em relação ao mesmo. Foi um filme bastante divulgado, onde você poderia ver cartazes, comerciais na TV e na Internet e em outros tipos de mídia seja impressa ou não (Eles usaram bem a mídia, elementos que no filme trabalham bem, muito bem por sinal). Ao ver toda esta divulgação e pompa em cima do filme, acreditavam que, por ser mais um filme teen, que esse seria um filme meloso, sem graça e clichê de mais.

  No entanto ao ver o filme tirei minhas conclusões e me surpreendi, e meus pré-conceitos caíram por terra. O filme Jogos Vorazes, pode parecer clichê no tocante sobrevivência na floresta e tentativa de romance adolescente, no entanto o que chamou minha atenção é a questão como o Filme (Livro) trabalha com a manipulação da mídia de uso do Estado e o que acontece por trás de um Reality Show.

A manipulação e a criação de uma falsa ideia de que “tudo está bem”! Sem sombra de duvida que o ponto principal do filme é o Reality Show, os jogos, no qual cada Distrito, através do sorteio ou por ser voluntário, dá por tributo 2 jovens (Um homem e uma Mulher) para participarem dos jogos, no qual um deveria sobreviver. Um Reality Show que brinca com vidas, onde o instinto de sobrevivência é a lei (onde podemos ver elementos do Darwinismo social), e a capital futurista, rica e soberana e seus cidadãos pomposos e ostentadores se deliciam e se alegram com o espetáculo de jovens matando uns aos outros pela sobrevivência (O que faz lembrar os romanos e seus jogos de carnificina que alegravam com isso) e na busca de uma falsa esperança para o Distrito de Origem.

   Vários outros elementos pude perceber: como a Ideologia de uma falsa esperança, a manipulação do Estado para manter o controle dos 12 Distritos, o uso da violência tanto física quanto ideologia e visual e comercial, e a diferença econômica, social, cultural e estético-visual gritante da Capital em relação aos Distritos mostrados.

   Ao observar, pelo menos nos comentários que ouvi descendo as escadas, é que os adolescentes nem notaram alguns desses elementos, só prestaram atenção no “pseudo-romance que se consolidava dentro do Jogo”. Mas esquecem de que tudo faziam parte do jogo, ou você mostra o que eles querem ver ou você não ganha patrocínio e nem ajuda para poder ganhar o jogo. Foi um bom filme, mas essas são minhas percepções. Há outros elementos que não coloquei, e que não tenha visto, mas assista e tire suas conclusões e comente comigo o que você achou. Abraços! Bom filme!